Resinas Epóxi

Aplicações Eletroeletrônicas


As resinas epóxi são muito utilizadas na industria elétrica e eletrônica. Como isoladores, encapsulantes e adesivos. Elas possuem alta rigidez dielétrica, excelente aderência, resistência química e mecânica. São extremamente versáteis. Após curados as resinas são extremamente resistentes e impermeáveis, os componentes encapsulados ficam totalmente invioláveis, qualquer método mecânico, químico ou térmico para remover a resina irá destruir os componentes encapsulados antes.

encapsulamento1.jpg


Sistema de cura a quente, com longo tempo de trabalho, podendo acrescentar grande quantidade de cargas minerais em sistemas APG. Para uso em isoladores, laminados elétricos, encapsulamentos, transformadores, pultrudados, etc. Pode ser em conjunto com o acelerador CL 1007.
SQ 2004 / SQ 3154
Sistema transparente e incolor de baixíssima viscosidade de cura ambiente e média reatividade. Pode ser pigmentado de diversas cores.
SQ 2114
Resina de encapsulamento isento de aditivos sólidos, facilitando o processamento por não ocorrer sedimentação (decantação) em estoque. Cadastrado no IMDS.
SQ 2116
Resina com leve tixotropia, para não infiltrar em pequenos orifícios em componentes eletrônicos.
SQ 2118
Similar a SQ 2119 porém mais líquida.
SQ 2119
Resina Padrão para Encapsulamentos em Geral (Ex.:Componentes eletrônicos, pci e circuitos).Orientações de uso do SQ 2119
Aprovado em homologações de REP's e ECF's conforme portarias 1.510 do MTE e CAT-55/98 artigo 2 inciso X
SQ 2121
Sistema com melhor condução térmica. Auxilia na dissipação térmica quando o encapsulamento pode gerar calor. Possui resistência a propagação de chama.
SQ 2122
Resina de encapsulamento similar ao SQ 2119 porém com alta resistência a cristalização na armazenagem.

SQ 2132 / SQ 3020

Sistema bem líquido, usado em enchimento de bombas submersas para ser misturado com grande quantidade de cargas minerais.
SQ 2137 / SQ 3137
Sistema híbrido que concilia a resistência química e acabamento do epóxi com a flexibilidade e resistência abrasiva do poliuretano.
SQ 2157 / SQ 3185
Sistema epóxi pré-carregada, pronto para uso, para encapsulamento elétrico de alto isolamento e elevada resistência térmica.
SQ 2515

Sistema epóxi Retardante a Chama para encapsulamentos onde haja necessidade de resistência a propagação de chamas.

Artes e Etiquetas


As resinas epóxi proporcionam brilho e acabamento espelhado. Possuem boa aderência sobre metais, madeiras, vidro, concreto, etc. Podendo ser pigmentado de várias cores, desde pigmentos, corantes, perolizados e metalizados. Existem sistemas rígidos e flexíveis. Os sistemas mais líquidos são autonivelantes, proporcionando um brilho intenso.

SQ 2001 / SQ 3154
Sistema de alta viscosidade. Utilizado onde se deseja uma maior espessura com pouco escorrimento e boa rigidez.
SQ 2050 / SQ 3154
Sistema de média viscosidade. Onde se deseja uma certa espessura, porém com maior facilidade de remoção das bolhas de ar e boa dureza.
SQ 2004 / SQ 3154
Sistema transparente e incolor de baixíssima viscosidade de cura ambiente e média reatividade. Boa resistência com tenacidade.
SQ 2220
Resina flexível, transparente, de baixa viscosidade. Incolor.
Dicas de Resinagem

Construção Civil


As resinas epóxi Silaex são utilizados em manutenção industrial como adesivo, calafetante, solda a frio, primer anti-corrosivo, revestimento com resistência química, etc. Na construção civil elas são utilizadas para reconstituição de concreto, adesão de concreto novo com velho, remendo de trincas e fissuras, junta de dilatação e rejunte, piso monolítico.

Epocret 119

Sistema epóxi para colar, impermeabilizar e preencher, podendo ser pincelado ou espatulado
Epocret 129
Sistema epóxi de baixíssima viscosidade para injeção ou derrame em pequenas fissuras. Método de aplicação de Epocret em Rachaduras.

Epocret 151
Sistema epóxi viscoso e tixotrópico para colagem, recomposição e reparo em horizontais e verticais
Epocret 180
Sistema epóxi para nivelamento de pisos irregulares cimentícios, cerâmicos, pedras naturais, etc. Preparando para pisos autnivelantes.
SQ 2004 / SQ 3011
Sistema epóxi de baixíssima viscosidade, Extenso tempo de trabalho e flexível para colagem, preenchimento de fissuras, juntas de dilatação e primer.
SQ 2004 / SQ 3140
Sistema epóxi de baixa viscosidade, longo tempo de trabalho e flexível para colagem, preenchimento de fissuras, juntas de dilatação e como primer.

SQ 2004 / SQ 3154
Sistema epóxi de baixíssima viscosidade para formulação de pisos autonivelantes, 3D, revestimento de madeiras e granitos, etc.

SQ 2009ABC

Sistema altamente carregado para preenchimento, ancoragem e chumbamento de máquinas, equipamentos e fixação de vergalhões.

Colas e Adesivos


Além de uso como adesivos nas industrias eletrônicas e na construção civil, as resinas epóxi também são utilizadas como adesivos de metais e madeiras para colagem automotivas, naval, lazer (ex.: skateboard), móveis, aeronaves, estruturas, aeromodelismo e onde houver necessidade de um adesivo termofixo de grande poder aderente, com boa resistência química, térmica e mecânica.

SQ 2001 / SQ 3180ES
Sistema ultra rápido para colagem em 10 minutos. Semi rígido. Usado só em pequenas colagens.
SQ 2225 / SQ 3180ES
Sistema muito rápido, semi-flexível, para colagem em 15 minutos. Usado só em pequenas colagens ou arremates como em costuras de telas de filtragem.
SQ 2001 / SQ 3131
Adesivo rígido, rápido com boa aderência.
SQ 2001 / SQ 3140
Adesivo de excelente aderência e longo tempo de trabalho. No mínimo 24 horas de secagem. Muito usado em shapes de skate, arco e flexa e embarcações navais.
SQ 2001 / SQ 3141
Adesivo similar ao SQ 2001/SQ 3140 porém um pouco mais reativo. Secagem no mínimo 12 horas.
Dicas de Colagem de Madeira

Laminação com Fibras (Compósitos)


As resinas epóxi líquida são muito utilizadas em laminados de fibra como o vidro, carbono e aramida (kevlar) e também com juta, sisal, algodão, etc. Devido a sua alta resistência mecânica e química, ela é utilizada em laminados especiais onde as resinas convencionais não atendem. São muito utilizados em tubulações, tanques, aeronaves, embarcações, veículos de alta performance, artigos esportivos, revestimentos especiais, etc.

SQ 2001 / SQ 3181
Sistema com longo tempo de trabalho a temperatura ambiente. Cura a quente. Para uso em isoladores, laminados elétricos, pultrudados, filamento contínuo, etc.Alta dureza e resistência.
SQ 2001 / SQ 3154
Sistema transparente indicado para laminados de fibra de vidro, carbono e aramida (Kevlar), de cura ambiente, onde se necessite bom acabamento.
SQ 2004 / SQ 3131
Sistema de baixa viscosidade de secagem a temperatura ambiente. Ideal para modelismo e pequenos laminados. Semi-rígida.
SQ 2004 / SQ 3154
Sistema de baixíssima viscosidade, secagem média, excelente acabamento, incolor, transparente e semi-flexível.
SQ 2050 / SQ 3131

Sistema de média viscosidade, rígido, secagem a temperatura ambiente. Ideal para uso naval, aeronáutico, automotivo e laminados de alta performance.

Sistemas personalizados


Temos também produtos feitos sobre medida para necessidades especificas ("tailor made") e também produtos que serão comercializados por outros, feitos específicos ("private label") para o cliente comercializar. Temos parceiros na área automotiva, construção civil, adesivos, artesanato, eletrônica, etc. Sempre respeitando a parceria e segredo industrial de cada produto.